Dica de foto: capa do Facebook

Quando uma pessoa olha o seu perfil no Facebook, uma das primeiras coisas que ela verá é a sua foto de perfil e a imagem da capa (ou cover), certo? Assim, imagens bacanas e nas dimensões corretas ajudam e muito a causar uma boa impressão. Sempre vejo por aí fotos maravilhosas quando clico para ver a capa. Porém, sem abrir, elas aparecem distorcidas. Isto acontece porque a imagem escolhida foi feita na vertical (modo retrato – celular ou máquina na vertical) ou ela possui uma dimensão menor do que o Facebook indica. Daí não tem como ficar bom mesmo: a foto é esticada automaticamente para caber no espaço.

Para ter uma boa foto de capa no Facebook, antes de fazer upload, verifique se a sua foto tem as dimensões 851 pixels de largura por 315 pixels de altura (estes números podem variar com novas atualizações da rede social). A sua foto pode até ser maior. Na hora de publicar o FB irá pedir para ajustar qual a parte ficará visível. Mas nunca coloque uma menor que isto, ok?

Ter uma foto muuuito maior do que o tamanho indicado também não ajuda. O Facebook faz a compressão da imagem  – em virtude da quantidade de imagens disponíveis na rede – e a qualidade dela diminui. Muitas vezes, olhando no celular ou no computador a foto está bonita, mas depois do upload para o Facebook, ela parece estar com foco piorado ou até mesmo parecendo desfocada.