5 dicas para preservar fotos impressas

Hoje é possível ter inúmeras fotos no celular, no computador e guardadas em tipos diversos de dispositivos. Fotografar nunca foi tão fácil. Porém, fotos impressas guardam uma parte das nossas histórias de maneira diferente. Quando revelamos uma fotografia, podemos guardar os bons momentos de nossas vidas em imagens para poder reviver sempre que quisermos, de maneira tangível.

Porém, o tempo pode deteriorar o material fotográfico. Traças, sujeira, má conservação, papel amarelado, arranhões, riscos, rasgos são alguns dos problemas que podem ocorrer. Mas, como evitar tudo isso? A dica de foto de hoje traz alguns passos para você seguir e poder curtir por mais tempo as suas imagens impressas.

  1.  Guarde as imagens horizontalmente, em local seco, e evite que elas peguem muita luz, frio ou calor. Temperaturas extremas podem causar reações químicas. O papel fotográfico pode rachar ou amarelar. Prateleiras mais altas podem ser de grande ajuda se o local é propenso a inundações.
  2. Se possível, armazene em embalagens plásticas a base de poliéster e polipropileno, ideais para este tipo de conservação. Caixas de madeira podem conter ácido que também danifica o papel fotográfico.
  3. Nunca escreva sobre a fotografia ou mesmo no verso. A tinta pode atravessar o papel e manchar a imagem. Se quiser datar, escreva antes numa etiqueta adesiva e coloque na parte de trás.
  4. Segure as fotos pelas bordas e evite passar os dedos pelo papel, mesmo se estiver com as mãos limpas. As impressões digitais marcam a foto.
  5. Digitalize as suas fotografias com uma boa resolução. Com uma cópia, mostrar suas fotos para outras pessoas lhe dará mais segurança.

E se mesmo tomando estes cuidados acontecer algum problema, lembre-se que é possível fazer a restauração fotográfica. Assim você poderá ter novamente a sua imagem como se ela nunca tivesse sofrido intervenções e envelhecimento. Para saber mais sobre restauração de fotografias, confira os detalhes aqui.