Dica de foto: como desfocar o fundo

Destacar alguém ou algum objeto em uma fotografia através do desfoque é uma boa maneira de fazer com que a atenção fique voltada apenas a uma parte da imagem: a que realmente o fotógrafo considera importante. É também uma técnica usada quando o fundo não é lá essas coisas. Para chegar a um resultado semelhante ao da foto que ilustra a dica de hoje, se você estiver usando celular (como foi o caso desta imagem) é preciso aproximar-se do que você deseja que esteja em primeiro plano. No exemplo, próximo das flores rosas e com um simples toque na tela do smartphone, selecionar esta área.

Com máquinas fotográficas, quanto maior a abertura (número menor) da objetiva, mais desfocado fica o fundo. Para a lente do kit 18-55mm, por exemplo, a menor abertura é 3.5. Use os menores números que a sua lente possui (a distância focal preferencialmente em 55mm) e procure selecionar manualmente o modo de área AF (os pontinhos vermelhos ou verdes que aparecem quando você olha pelo visor e aperta o botão de disparo até a metade). Além disso, siga a dica já explicada acima: esteja próximo do que você quer fotografar, pois isso diminui a profundidade de campo.

É claro que a distância do que você quer focar com o fundo propriamente dito, também faz diferença. Quanto mais longe o fundo estiver do seu objeto de interesse, mais desfocado ficará. Com objetivas fotográficas acima de 70mm há pequena profundidade de campo, fazendo com que o fundo fique mais facilmente e bastante desfocado, muitas vezes parecendo ter uma cor só.

Com mais essa dica, bora fotografar?