Dica de foto: como fotografar natureza morta

Still life ou natureza morta é um gênero da fotografia que também é muito usado em pintura. Nele, se representam objetos como flores, frutas, garrafas, taças, porcelana… Sabe aqueles itens que você tem lá na cozinha da sua casa, como batedeira manual, aquelas colheres de madeira e os temperos dentro de potinhos? Pois bem, juntos, certamente dariam uma bela composição de natureza morta.

Quem aprecia natureza morta irá encontrar uma vasta gama de temas em sua própria casa. Fotografar objetos inanimados nos dá tempo para interpretar e sentir o que está acontecendo ou existe ao nosso redor antes de tomar em consideração quaisquer aspectos técnicos e regras. A luz natural – vinda de uma janela por exemplo – é uma ótima pedida.
Além disso, o ideal é limitar as distrações na sua cena, usando cores sólidas ou neutras e sem padrões (como xadrez ou listras). Você pode se valer das composições minimalistas, que já falei por aqui para fotografar. O legal disto tudo é que praticamente qualquer lugar possui os objetos-tema deste gênero.