Dica de foto: corte de imagens

Como já deu para perceber, a dica de foto sempre é acompanhada de um exemplo que ilustra o texto. Como padrão foi adotado o formato quadradinho (usado inclusive até há pouco tempo como molde no Instagram). Assim, toda vez que algo é fotografado tendo em vista uma postagem, o conteúdo já é pensado na hora da captura da foto. Isto faz toda a diferença na hora de encaixar a parte escrita.

Por que comecei falando sobre o formato da minha foto? Porque ele tem tudo a ver com o meio em que você verá a imagem. A dica de hoje é sobre o corte – também conhecido por crop – na fotografia. Tenha em mente que é sempre melhor compor conforme deseja já na hora da captura do que ter que cortar uma imagem em programas ou aplicativos de edição. Geralmente você terá o melhor ponto de foco e uma imagem mais forte do que se você cortar tudo depois.

A menos que você esteja usando outras técnicas relativas ao foco e não se importe com isso, cortar uma foto faz com que se perca pixels que sua câmera ou celular possuem. Além de deixar a fotografia menor, muita gente acaba deixando a imagem sem proporção, caso em que o retângulo original da imagem acaba virando uma tira – horizontal ou vertical.