Dica de foto: devo investir em câmeras ou objetivas?

 

Dúvida cruel para quem está fotografando há algum tempo: devo investir em uma câmera melhor ou em objetivas (lentes) boas? Se você tiver dinheiro sobrando, invista em ambos. Em resumo: se só tiver dinheiro para uma das coisas, repense suas lentes.

Com objetivas mais claras e rápidas você não precisará sacrificar tanto o uso de velocidades baixas e nem o uso de ISOs altos. Velocidades baixas nem sempre são possíveis pois objetos ou pessoas em movimento podem sair borrados. Já o uso de ISOs altos pode gerar ruído indesejado para suas fotos. Se o desejo for ter imagens maiores (tanto em quantidade de pixels quanto em alcance dinâmico das partes mais claras e mais escuras de suas fotos) aí sim, compre uma máquina melhor. Porém, há muito fotógrafo por aí com uma super máquina, último lançamento, e não utiliza metade das funcionalidades que ela possui.

Se o número de clicks de sua câmera estiver alto talvez seja bom começar a pesquisar um novo corpo. Ou se ela não atende mais suas necessidades, a exemplo do gps ou wi-fi integrados. As mais modernas possuem ambas funcionalidades e para alguns fotógrafos isso é essencial.