Dica de foto: fotografe no modo manual

Uma das perguntas que mais ouço por aí é: é preciso saber fotografar no modo manual para conseguir boas fotos? A resposta é: não, com um grande porém. É preciso dominar o equipamento fotográfico e isso inclui saber para que servem os botões e configurações da máquina para obter as imagens que se deseja. Então, a dica de foto de hoje para quem quer ir além é: fotografe no modo manual.

Através do modo manual da câmera é possível obter fotografias sem depender da sorte. Assim, é você quem configura todos os ajustes para que o seu equipamento forneça aquilo que você tem em mente. Para alguns casos, usar os modos programados da câmera pode facilitar a vida quando se precisa de agilidade. Há inúmeros fotógrafos de casamento que fazem uso do ISO automático, por exemplo. Eles geralmente utilizam lentes claras e câmeras de última geração, em que o ISO alto não compromete a qualidade da imagem. Para outros casos em que a pressa não é sua inimiga, configure você mesmo seus aparatos. E deixe a preguiça de lado.

A possibilidade de você conseguir A foto é bem maior em modo manual. Em todo caso, se o medo de perder uma cena for o seu caso, no blog e na fanpage já deixei inúmeras dicas de como melhorar suas composições. E há cursos de fotografia descomplicados para auxiliar quem pretende ir mais a fundo nesta brincadeira. 🙂