Dica de foto: observe a direção da luz

O dia está maravilhoso. Meio do dia, sol brilhando, céu sem nuvens e então você decidiu que era o dia e horário ideal para fotografar alguém ao ar livre. Mas quando você se depara com o resultado das imagens, percebe que tudo o que conseguiu foram retratos em que a pessoa estava com os olhos semi-cerrados, com sombras sob os olhos, nariz e queixo. Mas, por que isso acontece?

Bem, antes de clicar, é preciso observar a direção da luz. Ou seja: o meio do dia, com o sol a pino, é um dos piores momentos para se fotografar uma pessoa ao ar livre sem flash. A luz do sol provoca sombras muito acentuadas e o resultado são fotos em que as marcas de expressão acabam ficando ainda mais acentuadas. A melhor maneira de evitar estes problemas é estar à sombra, ou se não for possível, que o sol fique atrás da pessoa. Outra saída é esperar por horários em que a luz do sol esteja mais agradável, como no início e fim da tarde.

Se você quiser fotografar paisagens, confira esta dica aqui para saber qual o melhor horário para conseguir deixar suas fotos com cores mais bonitas, mais saturadas.