Dica de foto: onde buscar inspiração para fotografar?

No dia 19 de agosto é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. A data é uma homenagem a Louis Daguerre, que apresentou o daguerreótipo, em 1839, na França. Para quem não tem ideia do que é um daguerreótipo, este é tido como o primeiro processo fotográfico anunciado*, com comercialização que permitiu a popularização da fotografia.

*Há de se lembrar que o inventor e pintor francês Hércules Florence, que morava no Brasil (mais precisamente em Campinas-SP), já havia realizado experimentos semelhantes vários anos antes de Daguerre. Porém, seu invento não foi patenteado e nem divulgado. De acordo com as notas do trabalho de Hércules Florence, ele se referiu ao seu processo como “photographie“, termo em francês, ainda em 1834, quatro anos antes de John Herschel, famoso por ter cunhado o termo em “photography” em inglês pela primeira vez.

Hoje, a fotografia é algo bastante popular e fazer uma e reproduzi-la é algo bastante simples. Há muitas formas e redes sociais usadas como fonte de inspiração. Quer conhecer algumas? Nesta dica de foto há 7 excelentes fontes para você.a usar estas redes sociais, basta realizar um cadastro simples. Algumas, como o Instagram, podem ser conferidas sem que seja exigido uma conta.

  1. DeviantArt: artistas gráficos adoram esta plataforma. Apesar de parecer antiga, há muitos profissionais que liberam o próprio trabalho com download gratuito e oferecem muitas outras ferramentas para trabalho como pinceis para Photoshop, fontes, etc.
  2. Viewbug: além de ser vitrine para trabalho, o site possui concursos em que se exige pagamento para participar e muitos outros gratuitos. Além de um divertido modo e se ganhar “medalhas” oferecidas por outros usuários pela composição, originalidade, etc, em sua fotografia.
  3. 500px: um dos melhores locais para fotógrafos que adoram paisagens. Fonte maravilhosa para este fim (mas não só para isso). Há quase todo tipo de foto por lá.
  4. YouPic: tem dicas de fotos e também é um local para concursos de fotografia. Além de ser possível manter um portfólio por lá.
  5. Flickr: uma das mais antigas, permite – assim como as outras redes sociais citadas aqui – postar fotos, comentar fotos de outros usuários e é muito utilizada ainda como portfólio de muitos fotógrafos.
  6. Pinterest: é possível criar e procurar pastas de acordo com o tipo de imagem que mais interessar. Maravilhosa fonte de inspiração, com um incontável número de atualizações diárias.
  7. Instagram: a mais popular entre as redes sociais de fotografia. Uma das que mais recebe atualização e interações entre usuários. Usada basicamente em smartphones.

No nome de cada rede social está o link para o meu perfil. Utilizo quase todas as existentes para refrescar minhas referências, além de outras não citadas, filmes, séries, livros, revistas. E você, onde de inspira? E o que te inspira?