Dica de foto: quando usar o flash

Quando é necessário usar o flash? A resposta para essa pergunta depende de alguns fatores. O primeiro passa pelo limite da sua câmera: o iso já está alto, a abertura da lente está na máxima e a velocidade na mais baixa possível. O segundo caso é quando você quer diminuir as sombras, utilizando o flash como preenchimento. Um exemplo clássico é quando queremos fazer um retrato ao sol do meio-dia.

O flash também é útil quando temos o fundo e o primeiro plano com diferentes níveis de exposição. Caso de uma pessoa na praia, com pôr do sol. Medimos a luz do fundo (para o pôr do sol) e fotografamos com o flash para que a pessoa não fique escura na imagem. Há ainda o uso criativo do flash para quando queremos criar sombras. Lembre também que o flash congela movimentos e cenas.

Embora o uso do flash do celular não seja o melhor recurso, muitas vezes ele também é útil nos casos explicados anteriormente. Para quem possui uma máquina fotográfica, vale tentar usar o da própria câmera para obter resultados interessantes. O flash dedicado (que é encaixado em cima das máquinas) é um dos melhores aliados dos fotógrafos, principalmente para quem fotografa eventos.

O flash pode arruinar ou deixar a foto excelente. É preciso treinar muito. Por aqui você encontra também dicas de quando NÃO usar o flash. Boas fotos.